A forma de educar, de maneira rígida e sem críticas, foi notada durante um longo período nas disciplinas escolares que, durante anos, sofreram poucas modificações em seus conteúdos e no modo de ensinar utilizado pelo educador, considerado tradicional, inflexível e que inibia a criatividade do alunado. A principal característica do ensino tradicional se pauta em disciplinas meramente descritivas, enciclopédicas, decorativas, distantes da realidade vivida pelos alunos, onde o “decoreba”, ainda, acaba imperando. Contudo, nos dias de hoje, com a diversidade de tecnologias disponíveis, os professores tendem a modificar suas práticas docentes, levando em consideração não somente como o aluno demonstra-se em sala, mas como age no seu cotidiano e no relacionamento com a sociedade. Leia Mais...
terça-feira, 5 de julho de 2011
O ENSINO DE CARTOGRAFIA NA ERA DA (GEO)INFORMAÇÃO
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Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia - GAPTA
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16:46
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sábado, 25 de junho de 2011
O Começo...
Atualmente, as chamadas geotecnologias vêm se destacando como ferramentas eficazes no planejamento, gerenciamento e monitoramento do especo geográfico. A facilidade em sistematizar produtos cartográficos de forma rápida, em espaços com grandes dimensões e a comodidade em se trabalhar com lugares distantes, sem sair de um escritório, fazem com que as geotecnologias sejam interesse de geógrafos, geólogos, engenheiros, e demais profissionais que tem no espaço seu principal instrumento de trabalho.
Para viabilizar o manuseio das ferramentas de geoprocessamento, processamento e manuseio de imagens de satélite e dados vetoriais, vários profissionais optaram pela democratização da informação e disponibilizaram, com alta qualidade, em variados idiomas, uma gama de materiais em formato digital e analógico que vem subsidiando a aprendizagem de cada vez mais profissionais na área. Isso pode ser visualizado pelo aumento de acesso nos blogs que disponibilizam tutoriais, dados vetoriais e arquivos matriciais. Outro exemplo pode ser dado com o aumento nas discussões sobre o assunto que vem sendo tratados pela mídia, com sites e revistas especializados, além do crescimento do número de empresas na área de geotecnologias, o que reflete no aumento na oferta de emprego para profissionais da área, não só no Brasil, mas no mundo todo.
Pelo objeto de trabalho onde as geotecnologias são aplicadas, o espaço geográfico, a vastidão das aplicações também é grande. Pois a elaboração de Sistemas de Informações Geográficas – SIG’s vão desde estudos sobre vetores de doenças – como na aplicação histórica do SIG de Jonh Snow em 1854, em Londres, passando por SIG’s direcionados à área educacional nos dias atuais, e também a aplicação em áreas urbanas e nos cadastros rurais dos municípios, o que mostra a diversidades nas aplicações dessa importante ferramenta.
Este blog é uma contribuição, por meio de textos, discussões e tutoriais, para os profissionais que desejam se atualizar em assuntos relacionados a Ciência Geográfia, a Cartografia e as ferramentas de Geoinformação. Agradecemos todos aqueles que, de alguma forma, contribuem para a democratização e popularização do uso das ferramentas de geotecnologias, seja na forma de tutorias, palestras, ou na divulgação de cursos.
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Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia - GAPTA
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06:01
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