sexta-feira, 22 de maio de 2020

Livro Gratuito para Download: BELÉM DOS 400 ANOS: ANÁLISES GEOGRÁFICAS E IMPACTOS ANTROPOGÊNICOS NA CIDADE


Este livro, publicado em 2016, é uma compilação/síntese das pesquisas executadas pelo GAPTA e seus colaboradores, que refletem o debate dos fenômenos geográficos que ocorreram/ocorrem na capital paraense, desde sua formação – há mais de 400 anos atrás, até o período atual, onde “novos” processos e dinâmicas demonstram que o espaço geográfico de Belém está em constante mudança.

É importante enfatizar que este livro foi elaborado a partir dos debates conceituais e técnicos sobre cartografia, suas ferramentas e seus avanços tecnológicos, realizados durante a execução do projeto “Variabilidade hidroclimática e impactos antropogênicos em bacias urbanas e rurais no Estado do Pará” (ICAAF 117-2014, edital 005/2014), com financiamento de bolsas e materiais (capital e custeio) possibilitados pela Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (FAPESPA). Os textos deste livro também tem a pretensão de complementar o relatório técnico financeiro apresentado à FAPESPA e, por fim, buscamos subsidiar trabalhos futuros que tenham na geografia e na cartografia uma das ferramentas fundamentais para a sua realização.

Desse modo, trata-se, também, de uma “prestação de contas” para todos os que participaram direta ou indiretamente dessas pesquisas, demonstrando o resultado expresso do tempo investido pelos participantes dos projetos em suas atividades de pesquisa, ensino e extensão acadêmica, buscando, sempre, incentivar a produção intelectual e bibliográfica da geografia paraense, tão demandada nestes dias em que o conhecimento geográfico e cartográfico passa por um reforço epistemológico e tecnológico causado nas formas de representar o que se passa na superfície da Terra.

Agradecemos à FAPESPA e seus servidores pelo apoio financeiro e técnico disponibilizado. Esse tipo de apoio é que faz da Universidade uma instituição que forma alunos capacitados e oferece à sociedade produtos de qualidade para entender a realidade que nos circunda. Acessem neste link...

Nenhum comentário:

Postar um comentário