sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Livros para Download: Geografia & Pesca Artesanal Brasileira... Disponível para Download...

Livros para Download: Geografia & Pesca Artesanal Brasileira (Volumes 1 e 2)

É expressivo partir a apresentação desta obra da imagem de sua capa. A pintura Arrastão (1959), de Candido Portinari, tem grande significância, quando refletimos sobre a pesca artesanal brasileira. Na tela, está expressa a coletividade dos pescadores, na relação que estabelecem com a natureza, que lhes permite a subsistência e que integra a produção de cultura. Por outro lado, o esforço de puxar a rede pode ser compreendido como uma metáfora ao próprio livro, isto é, como o empenho de um grupo de pesquisadores, que, atualmente, se dedica à construção da Rede de Geografias da Pesca. Esperamos que outros se sintam estimulados por estes textos e que nos ajudem, nessa empreitada.

Em 2016, a Rede de Geografias da Pesca publicou o livro Brasil e Moçambique: diálogos geográficos sobre a pesca artesanal. Buscamos, na presente obra, avançar na representatividade de contextos e de instituições de pesquisa. Para tanto, participam deste livro trinta e seis pesquisadores e pesquisadoras, oriundos, na sua maioria, da Geografia, de dezoito Instituições de Ensino Superior, de treze estados e de quatro regiões brasileiras.


Esta obra integra vinte e dois capítulos, divididos em dois volumes. O primeiro volume apresenta “o modo de vida e as práticas tradicionais de manejo dos recursos pesqueiros” e “a presença e a ausência do Estado, na pesca artesanal brasileira”. O segundo volume apresenta discussões sobre “a resistência das comunidades, frente aos processos de modernização do território”, destacando o embate com a pesca comercial, com a urbanização, com o turismo, com os portos, com as indústrias petroquímicas, com as hidrelétricas e com a aquicultura. Destaca-se que tal divisão foi estabelecida estritamente para conduzir a uma leitura coesa da obra, sem negar as conexões entre os diversos capítulos e a predominância de uma discussão territorial, na maioria dos trabalhos.

O acesso é possível pelos endereços: Volume1 e Volume 2

Boa Leitura, 

Organizadores.