quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Livro para Download... GRANDES EMPREENDIMENTOS E IMPACTOS TERRITORIAIS NO BRASIL


A Intenção desse Livro é unir um conjunto de pesquisas e pesquisadores de diferentes universidades brasileiras, para fomentar ainda mais o debate sobre o cenário e os impactos provocados pelos grandes empreendimentos no território brasileiro. Esse livro começou a ser debatido entre os diversos eventos e ações propostas entre as instituições parceiras à Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal Fluminense e a Universidade Federal do Amapá, unindo os seus pesquisadores da área de Geografia e seus respectivos grupos e núcleo de pesquisa, o Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA/UFPA), o Núcleo de Estudos e Planejamento em Hidrogeografia (NEPH/UFF), Rede Águas (UFC) e o Grupo de Pesquisa Ribeirinhos da Amazônia (GPRA/UNIFAP). A partir da análise de diferentes visões sobre o ordenamento territorial, buscou-se provocar o debate sobre os processos que têm reordenado as relações capitalistas de produção, com complexidades diferenciadas nos mais diversos territórios, forjando novas regionalizações e configurações ambientais de Norte a Sul do país.

Diversos pesquisadores de diferentes regiões, comprometidos com a análise das questões territoriais – sejam elas urbano-regionais ou ambientais –, nos ajudaram a consolidar a proposta desse livro que agora vem a público. As desigualdades socioeconômicas e biofísicas nos territórios impactados pelos grandes empreendimentos têm suscitado diferentes questões sobre a busca do desenvolvimento econômico por parte do estado brasileiro. Esse livro, busca analisar uma parte desses processos em diferentes escalas e magnitudes, a partir da experiência de seus autores, dividido em diferentes capítulos que, comprometidos com um olhar geográfico sobre as relações que causam impactos nos territórios que compõem o espaço geográfico brasileiro, expõe suas análises sobre os processos considerados.


Esperamos com esse livro a partir do olhar de cada pesquisador ajudar no debate sobre os caminhos e descaminhos dos Grandes Empreendimentos Nacionais e seus impactos Territoriais, como o fulcro desta obra no espaço geográfico brasileiro, levar nossas abordagens/inquietações socioeconômicas e ambientais, a partir de nossas universidades. Todos aqueles que têm paixão ou se interessam pela leitura, possam acessar esse livro e democratizar seu acesso. Para adquirir Acessem aqui...

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Livro disponível para download: TERRITÓRIOS, ORDENAMENTOS E REPRESENTAÇÕES NA AMAZÔNIA




Esse livro foi elaborado a partir dos debates conceituais e técnicos sobre a Geografia, suas ferramentas e seus avanços tecnológicos, realizados durante eventos e diálogos entre profissionais de diversas instituições que trabalham o território amazônico e suas interfaces. Nesse sentido, o espaço amazônico é objeto de análises que buscam entender os processos e fenômenos que se desdobram e influenciam diretamente a sociedade e os recursos naturais. Os debates aqui propostos são frutos de pesquisas desses profissionais, que buscam compreender essas dinâmicas, sejam estas no espaço urbano ou rural. Para isso, este livro divide-se em três frentes de apreciação, que são: 1) Representações Territoriais e Uso dos Recursos Amazônicos; 2) Dinâmicas Urbanas e Regionais e; 3) Territorialidades e Impactos no Espaço Agrário, que, sob a ótica da Ciência Geográfica, analisam algumas das realidades que se apresentam nesse importante território.
O território amazônico é matéria-prima, produto e condição para a ocorrência de dinâmicas territoriais diversas, onde os "atores" e “processos” no/do espaço harmonizam-se ou concorrem continuamente de acordo com interesses individuais ou coletivos. Neste espaço singular e continental, empresas, ONG, sociedade civil, igrejas, Estado, entre outros, tentam, estrategicamente, usar de suas influências para garantir a satisfação de seus anseios e vantagens. As mudanças que ocorrem no espaço refletem, diretamente, na vida social e no contexto ambiental geral, criando estruturas conformadas para o controle deste espaço, refletindo na delimitação de Terras Indígenas, Unidades de Conservação, áreas militares, empreendimentos industriais ou agropecuários, companytowns, hidroelétricas, etc. Essas circunstâncias harmônicas ou antagônicas são razão e produto direto do tipo de uso e ocupação do território e de seus recursos naturais, mostrando que as formas e os objetos que antes não interessavam, ou que eram abundantes, hoje adquirem um valor inestimável ou são descartados, fruto, sem dúvida, da escassez ou do aumento de demanda desses recursos, outrora abundantes. Assim, os conflitos se afloram, ora se associando, ora se confrontando, num jogo de interesses em prol do bem particular ou coletivo. Diante dessa complexidade, a Ciência Geográfica na Amazônia constrói um campo profícuo de análise, interpretação e intervenção, elaborando trabalhos como os contidos nesta obra, em que as dinâmicas territoriais podem ser descortinadas para a compreensão da realidade.