quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Livro para Download... GRANDES EMPREENDIMENTOS E IMPACTOS TERRITORIAIS NO BRASIL


A Intenção desse Livro é unir um conjunto de pesquisas e pesquisadores de diferentes universidades brasileiras, para fomentar ainda mais o debate sobre o cenário e os impactos provocados pelos grandes empreendimentos no território brasileiro. Esse livro começou a ser debatido entre os diversos eventos e ações propostas entre as instituições parceiras à Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal Fluminense e a Universidade Federal do Amapá, unindo os seus pesquisadores da área de Geografia e seus respectivos grupos e núcleo de pesquisa, o Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA/UFPA), o Núcleo de Estudos e Planejamento em Hidrogeografia (NEPH/UFF), Rede Águas (UFC) e o Grupo de Pesquisa Ribeirinhos da Amazônia (GPRA/UNIFAP). A partir da análise de diferentes visões sobre o ordenamento territorial, buscou-se provocar o debate sobre os processos que têm reordenado as relações capitalistas de produção, com complexidades diferenciadas nos mais diversos territórios, forjando novas regionalizações e configurações ambientais de Norte a Sul do país.

Diversos pesquisadores de diferentes regiões, comprometidos com a análise das questões territoriais – sejam elas urbano-regionais ou ambientais –, nos ajudaram a consolidar a proposta desse livro que agora vem a público. As desigualdades socioeconômicas e biofísicas nos territórios impactados pelos grandes empreendimentos têm suscitado diferentes questões sobre a busca do desenvolvimento econômico por parte do estado brasileiro. Esse livro, busca analisar uma parte desses processos em diferentes escalas e magnitudes, a partir da experiência de seus autores, dividido em diferentes capítulos que, comprometidos com um olhar geográfico sobre as relações que causam impactos nos territórios que compõem o espaço geográfico brasileiro, expõe suas análises sobre os processos considerados.


Esperamos com esse livro a partir do olhar de cada pesquisador ajudar no debate sobre os caminhos e descaminhos dos Grandes Empreendimentos Nacionais e seus impactos Territoriais, como o fulcro desta obra no espaço geográfico brasileiro, levar nossas abordagens/inquietações socioeconômicas e ambientais, a partir de nossas universidades. Todos aqueles que têm paixão ou se interessam pela leitura, possam acessar esse livro e democratizar seu acesso. Para adquirir Acessem aqui...

6 comentários:

  1. Parabéns ao João Marcio e demais organizadores e colaboradores. Excelente.
    Não consigo baixar o livro . Como faço?? O livro Territorios, Ordenamento..,consegui. Mas este , não. Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela Publicação, mas não consegui baixar o Livro.

    ResponderExcluir
  3. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/124

    ResponderExcluir